(47) 99912-6094

Sobre Crise, Oportunidade e Mudanças: o que aprendemos nesses meses de pandemia?

Esta pandemia e seus impactos sobre a economia em geral e sobre a vida das empresas em particular é, sem dúvidas, a mais grave crise enfrentada pelas pessoas e agentes econômicos desde muito tempo.

Nestes meses de restrições e isolamento, lembrei-me de um ensinamento do passado, da época dos primeiros passos da gestão da qualidade no Brasil, quando entre outros se ensinava que em japonês a palavra crise é formada pela junção de dois ideogramas, que isoladamente significam perigo e oportunidade. Vivemos um período catastrófico para alguns, mas de superação e inovação para outros.

Estamos em um momento histórico de grande importância e, frente a isto, qual é a sua atitude como empresário? Sucumbir à crise, sujeitado pelo perigo da inapropriada gestão do seu negócio na catástrofe de recursos insuficientes, vendas cessantes, debandada de clientes? Ou rapidamente adaptar-se à nova realidade para as empresas, inovando em gestão, nos processos e nos sistemas de trabalho?

Reconheço a complexidade e a multiplicidade de fatores que não tornam simples posicionar-se frente a esta encruzilhada. Para muitos setores, como turismo, eventos, saúde, produção industrial e outros que exigem a presença física das pessoas, é realmente difícil viabilizar a prestação do serviço. Mas entendo que, para muitas empresas, principalmente de serviços e tecnologia, buscar novos caminhos de gerar resultados com lucratividade é possível sim, através da adoção de novos sistemas de trabalho, uso intensivo das possibilidades e facilidades deste novo mundo digital, comunicações à distância, trabalho remoto full-time ou misto com o trabalho tradicional das pessoas nos ambientes empresariais, entre outros tantos.

Ao buscar alternativas e se reinventar, muitas empresas estão não só sobrevivendo à crise, mas também obtendo melhores resultados e identificando oportunidades que serão mantidas mesmo após a pandemia. Redução de custos e despesas, maior produtividade, otimização dos processos, mais qualidade de vida e satisfação dos trabalhadores são alguns dos benefícios proporcionados pelos aprendizados desse período.

Sem dúvida há oportunidades! Ainda que também dúvidas, incertezas… Certamente há dificuldades e riscos, com processos que têm muita complexidade e talvez impossibilidade de serem efetivos se realizados remotamente, questões quanto ao perfil e comprometimento dos operadores com a empresa e seus resultados em situações não presenciais, dúvidas de como garantir segurança de dados e informações sigilosas, eventual geração de passivos trabalhistas e tantas outras… Por isso é preciso analisar atentamente, e buscar contramedidas. Muitos dos desafios identificados na verdade são paradigmas a que nos apegamos por desconhecimento e receios frente à nova realidade que se impõe.

Há necessidades em cada situação que precisam ser identificadas e eficazmente tratadas, e questões relevantes que precisam efetiva solução, desde perfil das pessoas para garantir seu comprometimento com a busca de resultados, alterações da infraestrutura, treinamento diferenciado das pessoas, atuação forte da liderança, até mudanças drásticas em sistemas e processos de comunicação, entre muitos outros.

Proponho ser possível, necessário e urgente nos posicionarmos favoravelmente à mudança e não em oposição a ela. Até porque muitas das mudanças que estamos vivenciando já eram tendências, foram apenas aceleradas pela pandemia. Devemos entender e aceitar que há, sim, novas maneiras de, com efetividade similar e mesmo maior, gerar os resultados que buscamos em nosso Negócio. Tendemos como seres humanos a refutar aquilo que desconhecemos, mas a Mudança e a evolução de processos e métodos avançam, independentemente à nossa resistência pessoal.

Mudanças já estão ocorrendo nas empresas devido à pandemia e, quando bem aplicadas,  levando a resultados até melhores do que dos anos anteriores, mesmo em um período de crise. A Performance Gestão de Projetos tem apoiado e orientado a implantação dessas mudanças nas empresas, considerando as oportunidades, desafios, riscos e viabilidade, de forma a proporcionar maior motivação das equipes e melhorias importantes dos resultados operacionais.

Autor: Rogério Sangoi

Posts Relacionados