(47) 99912-6094

Ano novo: Oportunidade para fazer diferente.

Christmas to-do list

Começa um novo ano. Fase de recomeço, de renovação, e aquela vontade de fazer diferente. É quando fazemos vários planos para mudar o que não está bom, implantar melhorias e inovar – tanto na vida pessoal, quanto profissional.

Muitas empresas fazem planejamentos para o ano, traçam estratégias, definem metas, planos de ação, prazos e responsáveis. No entanto, de acordo com uma pesquisa divulgada pela unidade de inteligência da The Economist, 90% dos executivos admitem que não conseguem implementar todas as estratégias que as companhias elaboram.

Quando volta a rotina e começa a correria, muitas das ações planejadas começam a ficar esquecidas. Deixam de ser prioridade em meio aos problemas do dia-a- dia, e volta-se a conviver com os problemas ao invés de solucioná-los de vez.

Isso ocorre porque muitas empresas criam planos de ação como uma ferramenta isolada, sem uma análise detalhada das causas do problema, e sem acompanhamento contínuo da sua execução e de seus resultados.

A fase de planejamento do método PDCA vai muito além de simplesmente definir ações. Antes disso, deve-se buscar descobrir as causas-raiz dos problemas. Através de análises consistentes de fatos e dados, reuniões com equipes multidisciplinares e verificação da consistência do planejamento, pode-se criar planos de ação efetivos não só para corrigir problemas, mas também evitar que eles voltem a ocorrer.

Nas etapas seguintes do PDCA, deve-se fazer o acompanhamento sistemático e constante, tanto da implantação das ações, quanto dos resultados obtidos. A gestão das metas é essencial, analisando periodicamente as causas de desvios e propondo estratégias emergentes.
Para que os planos saiam do papel, é preciso primeiro mudar a cultura. Através do gerenciamento do trabalho cotidiano, buscar resolver os problemas para melhorar – e manter – os resultados ao longo do ano.

E aí, sua empresa está pronta para fazer um 2018 diferente?

Comentários (1)

Texto muito adequado. É isto mesmo. Parabéns

Deixe um comentário